Pâmela Queiroz
Jornalista
Palavra, gesto, imagem e som



Sobre mim
Sou Pâmela, jornalista, podcaster, escritora e tenho me aventurado nas artes da cena. Nascida no Cariri cearense, minhas tecituras conectam comunicação, ciência, arte e cultura. Sou autora do Caatingueira, um podcast de ciência sobre biomas, mulheres e saberes populares. E antes de tudo, contadora de histórias.
Meus trabalhos são fruto da interseção entre raça, justiça climática, gênero e regionalidade. Escrevo na Newsletter “Yaguarete: tudo o que uma onça precisa saber”. Na produção de áudio, me dedico a mergulhos em narrativas sensíveis, acessíveis e plurais. Como roteirista, trabalhei no caso do Ubirajara jubatus na Rádio Novelo (2023). Também fui editora de roteiro no SoundUp Spotify (2023), orientando três jovens criadores.
Crio, escrevo roteiros, narro, produzo podcasts e programas radiofônicos, programetes, radiocontos, radionovelas e entrevistas. Faço a gestão da grade de programação de podcasts, vinhetas e programas da Rádio Unaé. Opero uma rádio web, onde atuo como técnica em jornalismo de áudio no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (2024).
Acredito na força das histórias, que ecoam das margens para o centro através de palavras, gesto, imagem e som.
Formação
2021-
Mestrado
Universidade Federal do Rio
de Janeiro (UFRJ)
Desenvolvo pesquisa sobre "Aquilombamento Imagético na Obra da Fotógrafa Marcela Bonfim", investigando como a fotografia atua como ferramenta de resistência, identidade e memória coletiva. O estudo analisa o papel das imagens na construção de narrativas de pertencimento e reafirmação cultural a partir da perspectiva de mulheres negras.
2020 - 2021
Programa de formação em produção de podcasts
© Spotify Br
O curso intensivo, oferecido pelo programa SoundUp Spotify, abordou todas as etapas da produção de podcasts, fortalecendo habilidades, como criação, roteiro, gravação, edição, desenho de som, narração, distribuição e desenvolvimento de narrativas sonoras.
2015-2019
Graduação em Jornalismo
Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Durante a graduação, gerenciei o projeto "Cocada Preta: Narrativas Étnico-Raciais de Gênero", vinculado ao Pro-Cult da UFCA, publiquei artigos científicos e participei de coletivos universitários engajados em pautas sociais e culturais. Atuei em comissões de organização de eventos nacionais e tive experiências práticas em laboratórios de comunicação, com foco em jornalismo impresso, fotografia e radiojornalismo.